Dieta Dukan

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

O que é a dieta Dukan?

Sucesso na Europa, a dieta Dukan, também chama de “dieta francesa das proteínas”, é um tipo de dieta que consiste na alimentação à base de proteínas magras. Ela apresenta três etapas de emagrecimento e, por isso, promete eliminar peso rápido em poucos dias. O objetivo da alimentação é acelerar a queima de calorias, restabelecer a função da insulina e, assim, facilitar a perda de peso.

Assim, a alimentação durante todo o período da dieta é realizada somente com a ingestão de alimentos ricos em proteínas, como as carnes, peixes e demais tipos. Seguindo as demais etapas, o indivíduo pode passar a ingerir outros alimentos, como os ricos em carboidratos.

Como funciona a dieta Dukan

Para aderir ao cardápio, basta seguir três etapas: transição, consolidação e estabilização.

Etapa da transição

A primeira etapa, também conhecida como fase de ataque, é mais radical e curta, podendo durar de um a cinco dias e eliminar até dois quilos. A alimentação é restrita a base de carne magra, peixe, e frango à vontade. Também pode incluir porções pequenas de queijo, iogurte com 0% de gordura, ovo e leite desnatado. Além disso, é necessário consumir muita água e líquidos. Nesta fase, o organismo está em adaptação e você precisa prepará-lo para responder cada vez melhor à dieta.

Etapa da consolidação

Depois, é o momento da consolidação, que consiste em incluir no cardápio as verduras e legumes, mas com moderação. Algumas pessoas permanecem nessa fase até atingir o objetivo na balança. Aqui já é possível emagrecer alguns quilos.

Etapa da estabilização

Para quem ainda não conseguiu atingir o objetivo, a terceira e última etapa libera frutas e porções controladas de carboidratos, como pães e massas integrais. Somente não é permitido o consumo de farinha branca, pois ela tem grande quantidade de açúcar, que em excesso não faz bem à saúde.

Dicas de saúde

Além de seguir a dieta corretamente, os médicos ressaltam que o método funciona ainda melhor quando combinado com a prática de exercícios físicos de pelo menos 25 minutos por dia e até seis vezes por semana. Portanto, é fundamental que, não somente para a dieta à base de proteínas, mas como para todas as outras formas de alimentação, as atividades físicas sejam inclusas na rotina.

Curiosidades da dieta Dukan

Muitas pessoas ainda não conhecem a dieta francesa, pois ela ainda é novidade no Brasil. Estudos apontam que a alimentação promete a manutenção do peso pela vida toda, ou seja, aquele velho e temido efeito sanfona que muitas pessoas sofrem ao longo dos anos não tem chances de acontecer seguindo um cardápio rigoroso da dieta Dukan. Além disso, mesmo depois de voltar a alimentação normal, a principal ideia é comer sem restrição ao longo da vida. Celebridades como a princesa Kate Middleton e a cantora Jennifer Lopez utilizaram o método em 2013 e conquistaram mudanças no corpo rapidamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *