Dieta Vegetariana

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Quem busca ter um corpo bonito e saudável sabe o quanto é importante uma alimentação adequada. Nos dias de hoje o que não falta são os mais variados tipos de dietas. Porém, uma dieta que já existe há muito tempo e é comprovada por médicos na sua eficácia é sem dúvida a vegetariana. Neste artigo, mostraremos o que é a dieta, explicar como funciona, mostrar curiosidades e muito mais.

A partir de hoje, depois de ler este texto, com certeza você pode optar por ter uma vida muito mais saudável, emagrecer e claro, ter corpo e mente saudáveis.

O que é a dieta vegetariana

A dieta vegetariana nada mais é do que uma alimentação que não contém nada de origem animal, como as carnes, ovos e muito mais. Com isso, a alimentação é voltada exclusivamente para saladas, verduras, legumes e frutas, além de alimentos feitos à base de soja para suprir as necessidades contidas nas proteínas da carne.

Como funciona a dieta vegetariana

Existem diversas denominações de vegetarianismo, desde os mais radicais até os que não consomem carne, mas podem consumir leite, ovos e demais alimentos. Com isso, para aderir ao cardápio você precisa apenas decidir em qual categoria se encaixa para montar a melhor alimentação para você.

A dieta atua no organismo de maneira a desinchar, diminuir a retenção de líquido e claro, perder aqueles quilos tão desejados. Mas é preciso ficar muito atento e ter o acompanhamento de um profissional da saúde. A exclusão de certos alimentos como a carne pode causar uma série de danos prejudicais a saúde, caso não seja feita a reposição destes nutrientes de uma forma adequada.

Por isso, não basta apenas retirar do cardápio os alimentos de origem animal, mas sim incluir a mesma proporção de benefícios calóricos e nutricionais, contendo as mesmas substâncias em outros alimentos.

Benefícios da dieta vegetariana

Seguir um cardápio totalmente vegetariano pode trazer muitos benefícios para uma pessoa, desde faze-la sentir-se bem em seguir uma política de alimentação excluindo alimentos de origem animal, até as vantagens para a saúde física. Um vegetariano que segue um cardápio rico em alimentos, como verduras, legumes, frutas, saladas e soja consegue repor todos os nutrientes necessários que também são encontrados na carne, por exemplo.

A alimentação vegetariana consegue trazer para o corpo as mesmas substâncias de uma maneira ainda mais saudável. Ao ingerir carne, o corpo tem uma digestão mais lenta, provocando a retenção de líquido e muito mais. Já na dieta vegetariana, você pode consumir a lentilha, que é rica em proteínas, se sentindo leve com uma digestão mais rápida e evitando o inchaço no corpo.

Categorias de vegetarianismo

  • Ovolactovegetariana: Dieta composta por alimentos de origem vegetal, ovos, leite e seus derivados;
  • Lactovegetariana: Dieta composta por alimentos de origem vegetal, leite e seus derivados;
  • Ovovegetariana: Dieta composta por alimentos de origem vegetal e ovos;
  • Vegetarianismo semiestrito: Dieta composta por alimentos de origem vegetal e mel;
  • Vegetarianismo estrito: Exclui todos os alimentos de origem animal;

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *